Conte uma história com os seus dados.

Junto com a transformação digital surge a necessidade de aumentar a capacidade de alfabetização de dados. As habilidades básicas da alfabetização de dados incluem a capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados.

Mas porque achamos que uma alfabetização dos dados é preciso? Entender o potencial dos dados e suas limitações contribui para uma melhor tomada de decisão, melhora o conhecimento do consumidor e ajuda a desenvolver produtos, serviços e soluções criativas.

Uma peça-chave está no radar da alfabetização de dados que é a habilidade de narração de dados – Data Storytelling.

 

O que é o Data Storytelling?

Uma busca rápida no Google diz que o Data Storytelling é: “o processo de tradução de dados em termos de leigos para influenciar uma decisão ou ação de negócios“.

Para nós DataStorytelling vai além.

Esta técnica de apresentação de dados, inspirado na narrativa de filmes e romances, tem o potencial de atrair a atenção da audiência e contribui para amplicar o engajamento com as informações. Ela permite também que os dados sejam melhores compreendidos e absorvidos.Principalmente por quem não está acostumado com este olhar.

 

Por que contar histórias com os dados?

Mas por que a história narrativa é importante no mundo dos dados? Segundo um  artigo de Manner of Speaking:

No discurso médio de um minuto, o aluno típico usa 2.5 estatísticas. Apenas um aluno em dez conta uma história. Essas são as estatísticas de fala. As estatísticas de ‘lembrança’, por outro lado, são quase um espelho. Imagem: quando os alunos são convidados a recordar os discursos, 63% lembraram as histórias. Apenas 5% se lembram de qualquer estatística individual.”

Ou seja, a história deixa os fatos memoráveis, o mesmo se aplica para os insights vindo dos dados. Portanto, na era digital onde mais pessoas tomam decisões baseadas em dados, DataStorytelling se tornou uma ferramenta poderosa para promover o entendimento rápido e ágil dos insights e inpirar ações guiadas pelos dados.
This includes websites to write papers for you counseling clients on avoiding the legal landmines resulting from playing in college paper help the social media sandbox.